Fone: (32) 3218-4677 // 3234-2545 Whatsapp: (32) 99989-4677 E-mail: vendas@ferrazegomes.com.br

Resolveu colocar a mão na massa e renovar a casa por conta própria? Confira algumas dicas para pintar paredes e garantir um ótimo resultado sem bagunça.

1. Fique de olho na previsão do tempo
Entre as dicas para pintar paredes, uma das mais populares é a de não pintar com clima úmido. A recomendação é correta, pois a umidade torna mais difícil a secagem da tinta.

Porém você deve evitar também os dias muito quentes, quando a tinta não espalha e pode até deixar manchas. Como parâmetro, evite pintar em dias com umidade abaixo de 10%.

2. Limpe bem antes de começar
Se as paredes estiverem sujas, limpe-as com água e detergente antes da pintura. Use água sanitária em caso de mofo, álcool se tiverem riscos de caneta hidrocor e lixa se os riscos forem de caneta esferográfica. E se estiverem apenas empoeiradas, um pano seco resolve.

3. Cubra rodapés, dobradiças e maçanetas
dicas para pintar paredes
No caso dos rodapés, use fita crepe grossa. Comece pintando do centro da parede em direção ao chão, para que o pincel chegue ao final menos carregado de tinta. Se for pintar portas, passe vaselina líquida nas dobradiças e cubra as maçanetas com papel alumínio. Ah, e lembre-se de remover espelhos de interruptores e tomadas.

4. Forre o chão com papelão
dicas para pintar paredes
Essa é das dicas para pintar paredes e evitar bagunça: forre o chão com papelão. O material evita que gotas de tinta se espalhem pelo restante do piso, uma que absorve os respingos rapidamente.

5. Misture tintas da mesma cor
Tintas da mesma cor, mas de lotes diferentes, podem apresentar diferenças de tonalidade. Por isso se for ocupar mais de um galão, misture as tintas para obter uma tonalidade uniforme.

Na hora de calcular a quantidade necessária, é simples: meça a largura da parede e multiplique pela altura. Depois multiplique pela número de demãos, que costuma ser de duas a três. O número final corresponde à metragem total, e aí é só conferir na lata o quanto aquele volume de tinta cobre.

6. Não dispense o pincel para pequenos retoques
Na hora de pintar o mais indicado é que você use um rolo. Mas para os cantos, é indispensável a utilização de um pincel para retoques. Uma opção legal é adquirir um mini kit completo de pintura.

7. Use papel alumínio na bandeja do rolo
dicas para pintar paredes
Se você pinta paredes com frequência, seja na sua casa ou profissionalmente, forre a bandeja do rolo com papel alumínio. Isso torna a limpeza da bandeja mais fácil.

8. Coloque um elástico ao redor da lata
dicas para pintar paredes
A utilização de um elástico ao redor da lata de tinta é uma das melhores dicas para pintar paredes. Com o elástico fica mais fácil eliminar o excesso de tinta do pincel de retoque, a pintura fica melhor e você evita o desperdício de tinta.

9. Comece pelos cantos
Inicie os trabalhos pelos limites da parede com o pincel menor. Em seguida, passe para a pintura do restante da área com o rolo, como descrito no próximo item. E não se preocupe com as diferenças entre os cantos e o restante. Elas irão desaparecer na segunda demão.

10. Use a técnica do N para pintar com o rolo
dicas-para-pintar-paredes-6
Para uma pintura uniforme, pinte a parede formando um “N” do chão até o teto. Depois é só voltar com o rolo e preencher os espaços cobrindo toda a superfície. E não se assuste se a primeira demão não cobrir a parede totalmente.

11. Guarde as tintas que sobraram com cuidado
Restos de tinta diluída jamais devem voltar para a lata, pois podem antecipar o vencimento do produto.

Em relação ao que ficou na lata, tudo depende do volume que sobrar. Se a lata tiver mais da metade do seu volume, e for guardada em local seco e bem fechada, pode durar o mesmo tempo de validade descrito no rótulo. Se o volume for menor do que a metade, o ideal é utilizá-lo até três meses após a abertura, pois o ar pode causar a secagem do produto.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos! Custa nossa pagina @ferrazegomes